Cheesy-Life

Histórias e aventuras - desventuras de uma emigrante (mas não muito) no país dos queijos !

Nome:
Localização: Switzerland

quarta-feira, agosto 27, 2008

Caricaturas generalistas

Um pequeno desabafo...
Estou à 8 anos na Suiça e desde o inicio tive muitos colegas de diferentes nacionalidades: alemaes, argentinos, espanhois, austriacos, italianos, brazileiros, australianos, bulgaros, russos, chineses, japoneses, croatas, belgas, ingleses, americanos, etc... e deparei-me a comparar as caricaturas que fazemos de cada nacionalidade com exemplos que tinha no meu circlo de amigos... certo os alemaes gostam de cerveja e de salsichas, os franceses de queijo e vinho tinto, os italianos nao passam uma semana sem uma pizza ou um prato de "pasta", mas as caricaturas ficam nos aspectos culinarios... dizer que os alemaes sao frios, os franceses sao arrogantes e que os italianos cheiram mal... é a mesma coisa que dizer que os portugueses sao trolhas e que as portuguesas têm bigode...

3 Comments:

Blogger Silvia said...

Desculpa Carla mas não posso concordar com a tua opinião: se tiver que generalizar um povo não me remeto às profissões mas sim à forma de ser. E graças a Deus que em Portugal os trolhas são todos boas pessoas e que já temos depilação a laser há muitos anos.
Em todo o lado encontramos pessoas boas e más, simpáticos ou mal educados, peludos e carecas. Por ex. os espanhóis são um dos povos mais barulhentos que eu conheço (e isto é um facto e não um argumento). Outra coisa, já reparaste nos supermercados que tamanho tem o linear de detergentes? Eu nunca encontrei tanta variedade em nenhum país como no meu. Deve querer dizer que os portugueses são limpos. Certo? Como os iogurtes...
Generalizando os alemães não digo que são frios mas sim grosseiros/rudes, o que não é justo para os que não o são. Mas pergunta aos que têm que viver com eles todos os dias se não os acham um pouco xenófobos?
Generalizar nunca é justo para as minorias.

10:08 da tarde  
Blogger Sibila said...

No que me toca, posso falar dos alemães com mais conhecimento de causa, e mais algumas nacionalidades que por mim passam. É verdade que os alemães gostam de salsichas e cerveja e que são uns frios (salvo alguns que costumo trazer por casa), mas tb os defino como o oposto dos brasileiros. Uma vez ganha a confiança, podes contar com eles, sempre. Mas aqui na universidade, acabo sempre com os latinos e com os ibéricos, chamo-lhe uma atracção natural!
Quanto aos nossos trolhas, um grande bem-haja! Sim, pq nestas terras, nem os trolhas dizem nada a uma "mocinha" vinda do sul da Europa habituada a estas coisas!!!
Como diz uma amiga minha espanhola: "Aos do Norte da Europa falta-lhes o leite no sangue!"
Quanto aos iogurtes, é um facto, é uma miséria... e os detergentes, esses sempre que experimento um, arrumo-o logo... Ai o líquido verde...
Quanto ao nosso conhecido bigode, desafio as estatísticas para um novo censo e vamos ver quem se depila ou não!
De uma coisa tenho cada vez mais a certeza, embora mantendo algumas críticas menos boas ao nosso país, ADORO SER PORTUGUESA!!!

2:57 da tarde  
Blogger Mae Frenética said...

Lizita, eu ja vivi na Alemanha e digo-te: são frios, distantes e nao fossem os portugueses q eu conheci la tinha passado o tempo todo só.
Claro q sao generalidades, mas a verdade é q os latinos sao mais barulhentos, p.ex (lembro-me de um grupo q andou a fazer estragos na Suiça ha prai um ano atras... LOLOL), os ingleses sao serios se nao estiverem com os copos e os holandeses sao arrogantes.
Agora, em termos fisicos, acho q nao ha grandes diferenças entre os paises. A moda generalizou-se, os penteados tb, ja nao ha so loiros na Noruega e morenos em Espanha.

O q nos temos todos é uma maior capacidade de adaptação.
Tu, p.ex. casaste com um frances. O rapaz deve ser tudo menos arrogante e serio para te conseguir aturar!! LOLOL

11:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home