Cheesy-Life

Histórias e aventuras - desventuras de uma emigrante (mas não muito) no país dos queijos !

Nome:
Localização: Switzerland

quinta-feira, abril 20, 2006

E.T. Suiço

Há muitas coisas que eu não compreendo nos suiços (e depois de 5 anos aqui a viver eu já nem faço um esforço para comprender). Das atitudes mais evidentes às mais surpreendentes.
O suiço é, sem excepção um ser com uma extrema plácida atitude em relação a tudo. As anedotas dos franceses sobre os suiços são, sem-tirar-nem-pôr, uma cópia das nossas anedotas sobre os alentejanos, incluindo, a pronúncia, a lentidão, a falta de rapidez intelectual, o facto de viverem num "mundo" muito diferente, etc...
Na verdade, dos poucos suiços que eu conheço, eu posso dizer que eles são sobretudo muito exigentes, muito "quadrados" e muito (extremamente) conservadores e organizados.
Bom... depende um pouco da região da Suiça... como em qualquer país existem rivalidades locais Norte-contra-Sul (quase que dava um título de novela)... Os suiços do Norte são ainda mais quadrados que os suiços do sul, mas são os que trabalham mais, são mais respeituosos mas mais conservadores. Começam a trabalhar muito cedo (e eu que o diga, começo às 7h30 da manhã) e são muito sérios... Em conclusão muito diferentes dos portugueses !!!
O que eu prefiro nos suiços ?? O respeito (desde o civismo na estrada, nas lojas, etc), a organização (na administração - impecável, nas cidades, nos eventos como concertos, feiras, etc) e a pontualidade (em tudo).
O que eu detesto nos suiços ?? A sua falta de humour e espontaneadade, a hipocrisia (de quer sempre ser educado) e serem muito introvertidos.
Finalmente eu acho que o pior defeito dos suiços é o facto de eles não serem portugueses !!!!

2 Comments:

Blogger Mae Frenética said...

E não estarem em Portugal! Como tu! :P

Beijocas!

1:27 da tarde  
Blogger Ck in UK said...

AFinal ja descobri q tas ai ha 5 anos. Trabalho com imensos suicos. A organizacao e de facto uma qualidade. Mas acho que sao super sexistas. o sentido de humor demorou-me a entender. Agora q entedo e demais. Sao tao politicamente incorrectos, q se fosse nos EUA eram processados. Devias ouvir algumas q eu ouco....

Mas nao ha nada como o portuga!

3:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home